LENTES FOTOSSENSÍVEIS

Em contato com os raios ultravioleta, essas lentes escurecem automaticamente, não apenas diminuindo a quantidade de luz que incide sobre o globo ocular e ajustando-se às necessidades visuais naquele momento, mas também protegendo dos efeitos da radiação. Em ambientes em que a luz solar não incidir sobre as lentes, elas irão recuperar completamente a cor original.

As lentes fotossensíveis, com o tempo, vão gradativamente perdendo a velocidade de escurecimento e de clareamento, além de diminuir a potência de quanto elas irão escurecer. Isto ocorre, em muitos casos, pelas variações de temperatura a que as lentes se submetem ao longo de sua vida útil.

Algumas lentes são tratadas internamente, no bloco e outras na superfície. O tratamento interno, em alguns casos, pode apresentar variação no escurecimento, isto ocorre pela aplicação em todo o bloco da lente: na miopia alta a lente irá escurecer mais na borda do que no centro da mesma, pois a lente é mais espessa na borda, apresentando assim maior quantidade de pigmentos e no caso da hipermetropia alta, a lente irá escurecer mais no centro do que na borda, pelo mesmo motivo. As lentes que apresentam tratamento na superfície da lente, escurecem de forma uniforme, não importando a dioptria aplicada.

INDICAÇÃO DE USO LENTES FOTOSSENSÍVEIS:

1. Pessoas que dividem seu tempo entre ambientes internos e externos.

2. Fotofobia.

3. Fadiga ocular.

4. Conforto visual.

5. Catarata.

6. Degeneração Macular.

7. Retinopatia Diabética.

8. Aniridia.

9. Glaucoma.

10. Albinismo, etc.

Se nossa preocupação é a proteção que estas lentes oferecem para os raios UV, devemos lembrar que todas as lentes de óculos apresentam certo grau de proteção. As lentes de alto-índice 1.67, 1.74, trivex e perfalit protegem até 400nm, isto é, filtram 100% e as lentes de policarbonato até 385nm, isto é, não apresentam total proteção. Devemos lembrar também que a grande maioria dos óculos esportivos escuros são feitos em policarbonato, então a cor e tratamento aplicados pelo fabricante deverão ter esta defesa. Imaginemos os efeitos danosos aos nossos olhos caso não tenham esta proteção e com lentes escuras nossa pupila dilata expondo a retina há um percentual maior de radiação.

INDICAÇÃO DE USO LENTES FOTOSSENSÍVEIS